Mídia tradicional e Mídia Digital: O que muda no negócio da comunicação? | Evento Estratégico

O canal Café com Lidú traz Gaída Dias Furtado para uma conversa sobre o mundo online e offline. A empresária do Grupo Cidade de Comunicação trabalha há 22 anos nos bastidores da comunicação, usando a inteligência em administração para criar uma gestão que faça a diferença na vida das pessoas. Se é fato que o sucesso está relacionado a quantidade de pessoas impactadas por nossas ações, Gaída Dias transborda esse sucesso em tudo o que faz. Desempenhando diferentes papéis e os expondo nas redes sociais, pode-se perceber que há muito além de uma pessoa. Há uma vida! 

Gaída Dias no Café com Lidú

Enquanto está no escritório trabalhando, não se deixa de ser mãe, nem filha, nem irmã, nem de herdeira de um grupo de comunicação. “Atribuo a repercussão nas redes sociais devido ao fato de expor minha vida com muita integridade. Já aprendi muito com a internet. Com a convergência do mundo digital, eu vi a necessidade de vivenciar a experiência do próprio video. Minhas redes sociais somaram aos meus negócios”, afirma.

Percebe-se que os nossos eus online e offline tendem a se fundir. Se por um lado, deixamos uma Pegada Social, a marca que o consumidor deixa depois que ocupa um espaço específico, ex. publicações no instagram; por outro, temos uma Linha do Tempo, o registro continuo de sua vida digital nessas plataformas. 

Claro que isso não significa dizer que devemos ter uma rede social para tudo, mas integrar nossos mundos profissional e pessoal, não temos como separá-los completamente. “Tudo vai do bom senso. Este ano, coloquei em evidência uma exposição da vida pessoal. Não tenho como mensurar se vale a pena toda a exposição. Acredito que depende do seu propósito. Aonde eu vou, eu levo comigo o meu trabalho, que também tem uma exposição pública, e vejo que todo mundo é influenciador de alguém. Se você tem um filho, ele é influenciado por você”, completa. Tudo o que você posta tem um preço ou a sua audiência.

Café com Lidú no Palatium Buffet

 

Como integrar as informações da tv com as redes sociais?

Não sou apocalíptica de acreditar que os maios tradicionais como TV e rádio vão acabar. Eles vão co-existir junto a internet e com tudo o que essa plataforma pode agregar aos meios de comunicação. Não posso negar que a velocidade da web em passar uma notícia supera a operacionalização da TV. Contudo, temos que concentrar no que cada plataforma tem de melhor e usufruir de seus benefícios imediatos. 

Tempo de publicidade. 

Pensando no tempo de TV, a publicidade tradicional vende seus espaços de 30”. Na internet, esses espaços podem ter uma quantidade de tempo superior. São formatos diferentes. “Estou praticando Boxe e tenho uma noção extraordinária do que é 30” nessa atividade. Tempo é relativo. O público é quem define as suas decisões na escolha do formato”, revela Gaida.

Mensuração de resultados na internet.

O uso das métricas de mensuração de resultado da internet geram uma agilidade da informação e logo se transformam em argumentos de  vendas. Pode-se saber, em tempo real, os dados demográficos, por exemplo. Na mídia tradicional também, porém depende de institutos de pesquisa especializados. 

Sugestão de Filme do Netflix: 

Série Abstract: Ian Spalter: Design de produtos digitais

A arte do palhaço nas redes sociais

A Gaída relembra a técnica da arte do palhaço. Ela vivencia seus papéis e desenvolve o hábito de fazer, arriscando-se ousadamente, mas jamais deixando que a zona de conforto a convença que seria o melhor lugar. Ela faz o cenário do próprio picadeiro. 

“O que importa não é o homem que critica ou aquele que aponta como o bravo tropeçou, ou quando o empreendedor poderia ter atingido maior êxito. Importante, em verdade, é o homem que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e, seguidamente, tenta atingir o alvo. É aquele que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções e se consome numa causa justa. É aquele que, no sucesso, melhor conhece o triunfo final dos grandes feitos e que, se fracassa, pelo menos falha ousadamente, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota”. Theodore Roosevelt

Sua gestão é focada nas pessoas. “Sou fã das pessoas que se dedicam. Todos estamos em constante aprendizado. Aprendi novamente como lidar com o negocio e sei que já preciso mudar. A única constância é a mudança”, diz.

Poderia narrar essa entrevista por horas, dando detalhes de quão importante é pra mim. Sou fã da empreendedora, empresária, mulher e amiga Gaída Dias. Há alguns anos trabalhando em projetos juntas, vejo o quanto é verdadeiro o que diz porque sou testemunha de alguns momentos de sua vida. Não posso deixar de ressaltar que também ela faz parte de quem estou me tornando. Ela é uma incentivadora nata. Isso não tem nada a ver com a profissão dela. Tem a ver com ela, que vibra verdadeiramente pelo crescimento das pessoas e se realiza em seus sonhos. Isso me faz lembrar uma das frases que li na internet: “se te faz feliz ver o voo dos outros, você entendeu tudo”.

Não deixe de assistir. A entrevista está incrível.

Agradecimento especial ao Grupo Imperium. O vídeo foi gravado no Palatium Buffet em Fortaleza-CE.

Acompanhe também nossas redes sociais: @lidufigueiredo @gaidadias_

Inscreva-se no canal do YouTube Café com Lidú

Acompanhe o Podcast “Pra começo de conversa”: https://podcasts.apple.com/br/podcast…

Site: https://www.eventoestrategico.com.br

Blog: https://www.eventoestrategico.com.br/…

Lidú Figueiredo: É empresária e idealizadora do método Evento Estratégico, uma estratégia que envolve conhecimento prático na realização de eventos, marketing digital e vendas. É mestre em Administração de Empresas com foco em Estratégia de Marketing para empresas no contexto do luxo. É também consultora em estratégias de marketing para construção de imagem das empresas. Nos últimos anos, já treinou mais de 5000 pessoas de forma presencial. Como professora universitária, contribuiu para a formação de muitos eventólogos, marketeers, designers, jornalistas e publicitários ao longo de 10 anos.

Compartilhar isso
× Como posso te ajudar?